quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Uma Vila bem mais que Industrial


Amanda Casagrande
Karina Francisco
Sofia Hermoso



Rua Salvador Filardi é um corredor comercial que da certa autonomia ao bairro (Foto: Sofia Hermoso)
 
 
O bairro Vila Industrial é um dos mais antigos de Bauru. Por ser afastado do Centro da cidade, é marcado por um forte comércio local que abastece as necessidades mais cotidianas de seus moradores. São pequenos empreendedores com suas padarias, farmácias, mercados, bares e papelarias que caracterizam as principais ruas do bairro, como as ruas Salvador Filardi e Bernardino de Campos, e as avenidas Maria Ranieri e Elias Miguel Maluf. As vantagens desse comércio são a circulação de dinheiro dentro do bairro e da cidade e a geração de empregos. Há também postos de saúde e o Hospital Manoel de Abreu, que atende toda a região. Logo será inaugurada uma unidade básica de saúde, adianta Daniel Cavalcanti, assessor da subprefeitura.
 
 

A Administração Regional da Vila Industrial e região foi reaberta há alguns anos (Foto: Sofia Hermoso)

 
 A subprefeitura tem a função de monitorar a região e receber reclamações locais. Isso aumenta a eficiência e agilidade dos trabalhos voltados para melhoria e manutenção do bairro, além de facilitar a relação do morador com a Prefeitura. Atende cerca de 200 mil pessoas, que vivem em bairros como Vila Falcão, Vila Industrial, Santa Cândida e Granja Cecília, entre outros. Quase todas as ruas do bairro Vila Industrial estão asfaltadas, uma melhoria muito aguardada, era a maior reivindicação dos moradores nos últimos 10 anos. O maior problema do bairro relaciona-se à falta de água decorrente do racionamento provocado pela seca de 2014 em todo território nacional.
 
 
Daniel Cavalcanti, assessor e responsável pela Regional Falcão-Industrial (Foto: Sofia Hermoso)


O assessor regional, Daniel Cavalcanti, relata que houve uma grande reforma na regional em função de suas próprias necessidades como cadeirante. A acessibilidade tem merecido atenção não só no bairro, mas também em toda a cidade. Daniel também ressalta que um fato curioso do bairro é que, apesar do nome, lá não há indústrias, é um bairro residencial. Há um frigorífico e um galpão de abastecimento de grãos do estado de São Paulo que também movimentam a economia regional.
 

A praça Seicho é uma das várias da Vila Industrial que oferecem opções de lazer à população
(Foto: Sofia Hermoso)

 
O bairro é caracterizado por residentes mais idosos, aposentados e famílias de classe média e classe média baixa, sendo tranquilo e seguro. Estão sendo implantadas academias ao ar livre em algumas praças, em uma outra há a pista de skate e, para completar, há o estádio Alfredo de Castilho, do time de futebol Noroeste e o Complexo de Atletismo Alcides dos Santos Gonçalves, o antigo “Milagrão”.
 
Os moradores compartilham uma página comunitária nas redes sociais, onde mostram as melhorias e denunciam os problemas, promovendo a interação dos moradores. Este é o link: https://goo.gl/Lh9Rhs

Nenhum comentário:

Postar um comentário