quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Uma parte à parte de Bauru

A Vila Falcão muitas vezes é vista como uma outra cidade dentro de Bauru


Larissa Caliari
Isabela Holl
Juliana Gonzalez
 
Sede onde funciona a subprefeitura regional da Vila Falcão (Foto: Larissa Caliari)


A Vila Falcão é um dos bairros mais antigos de Bauru, nasceu como um aglomerado de casas próximo à linha do trem e não era integrado à cidade. Para que a população não precisasse se deslocar até a cidade com muita frequência, desenvolveu-se um grande setor comercial, que ainda hoje continua sendo a principal atividade econômica da Vila. Além disso, o bairro é autônomo no que se refere aos serviços prestados à população, já que tem postos de saúde, agências bancárias, áreas de lazer e demais atividades essenciais.

Apesar de não faltar serviços para a população, esses equipamentos urbanos não são muito bem distribuídos. De acordo com Letícia Sartori, moradora do bairro, existem algumas discrepâncias em algumas áreas, como por exemplo na rua Bernardino de Campos. Por essa rua passam vários ônibus e a iluminação é ótima, mas não é asfaltada a partir de certo ponto. Letícia Sartori também conta que alguns lugares não são seguros para caminhar durante a noite, por falta de iluminação nas ruas.


A Biblioteca Ramal atende a população do bairro, principalmente jovens estudantes
(Foto: Larissa Caliari)


A biblioteca do bairro fica ao lado da Subprefeitura da Vila Falcão (Foto: Larissa Caliari)


No bairro há várias opções de atividades culturais e esportivas. Há a Biblioteca Ramal, que se localiza junto com a Subprefeitura e é aberta ao público para a visitação e para o empréstimo de livros. Também tem o estádio distrital (Padilhão), a quadra sede da escola de samba Mocidade, que foi campeã várias vezes do carnaval bauruense, e o estádio do Noroeste (time de futebol profissional de Bauru). Além disso, o bairro conta com quadras, academias ao ar livre, praças e a tradicional quermesse que acontece todos os anos na Paróquia São Benedito. Essa festa atrai a população da cidade toda.

Existe um sentimento de pertencimento por parte dos moradores com relação ao bairro. A população da Vila Falcão tem orgulho de morar lá. Isso se deve principalmente ao histórico da antiga escola de samba Mocidade, que foi vencedora muitas vezes e desenvolveu uma certa rivalidade com a escola Camisa Dez, do bairro Bela Vista. Segundo Daniel, secretário da subprefeitura da Vila Falcão que já morou nos dois bairros, também há uma "rixa" com relação aos times de futebol desses bairros.

A população da cidade de Bauru e as de outras cidades da região também fazem o movimento da Vila Falcão. As pessoas são atraídas, na maiorias das vezes, pelo Hospital Manoel de Abreu, e pelos estádios, tanto o Estádio Padilhão, onde ocorrem os campeonatos amadores de futebol, quanto o Estádio Alfredo de Castilho, o maior da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário