quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A meia hora do centro, Mary Dota é um bairro seguro


Lorenzo Santiago
Matheus Araújo
Ricardo Neto

O bairro Mary Dota fica na zona norte da cidade de Bauru. Foi criado há cerca de 25 anos com o intuito de ser um núcleo habitacional. Hoje, além de ser o maior bairro da cidade de Bauru, é considerado o maior núcleo habitacional da América Latina, com cerca de 15 mil habitantes. Apesar disso, a região conta com apenas uma Delegacia de Polícia, que atende não só o Mary Dota, como também o Parque Mendonça e o Jardim Silvestri. A respeito disso, o oficial de polícia Everton Santos afirma que “o bairro é considerado o mais seguro de Bauru, aquele que menos ocorrências tem, e o que menos recebe reclamações”. “Na última pesquisa realizada pelo JC, nós fomos os últimos em assaltos e denúncias”, conta o policial.
 
 
Talvez por ser um bairro residencial, é um dos mais seguros de Bauru (Foto: Ricardo Neto)
 
 
Já no quesito saúde, não se pode dizer o mesmo. Na região há apenas uma UPA e um posto médico, instalados lado a lado. São poucos os médicos que atendem na UPA e a principal reclamação daqueles que precisam de atendimento é em relação à demora e à espera, apesar do número de pacientes costumar ser pequeno. Jaime de Almeida, por exemplo, é morador do Mary Dota há 15 anos e disse, ao EntreBairros, que estava há quase duas horas na fila para ser atendido, sendo que havia somente 12 pessoas em sua frente na lista de espera. Ambas essas instituições atendem também aos bairros que estão nos arredores e que não contam com pronto atendimento. No âmbito educacional, há no bairro apenas duas escolas, sendo que somente uma delas oferece o ensino médio.
 

Bairro tem sua UPA, mas o número de médicos ainda é insuficiente (Foto: Ricardo Neto)

 
O comércio na região é predominante na principal avenida, a avenida Marcos de Paula Raphael, onde são encontrados pequenos serviços como lojas, farmácias e mercados, sendo o supermercado Confiança o maior estabelecimento. Grande parte da mão de obra era absorvida pelo frigorífico Mondelli, que hoje opera com um número pequeno de funcionários, segundo os comerciantes locais.

 
A maior parte dos estabelecimentos comerciais se concentra na avenida Marcos de Paula Raphael
(Foto: Ricardo Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário