quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Anhanguera ainda não descobriu o Parque São Geraldo

Embora ofereça 32 cursos superiores, faltam projetos de extensão universitária, segundo a associação dos moradores.
 

Ana Laura Essi
Maria Clara Novais
Yuri Ferreira
 
A alameda Flor do Amor é o pólo comercial da região, onde se localiza o único mercado de grande porte (Foto: Maria Clara Novais)
 
 
Localizado na região norte de Bauru, o Parque São Geraldo é um bairro predominantemente residencial. O que há de comércio se concentra em sua avenida principal: a alameda Flor do Amor, onde se situa o único posto de saúde. A região abriga, ainda, a Base Norte da Polícia Militar, duas instituições de ensino público e a Faculdade Anhanguera. Apesar da ausência de atividade industrial, há uma grande quantidade de oficinas mecânicas, que movimentam as chamadas alamedas do bairro.
 
Embora conte com duas instituições de ensino público – uma de ensino fundamental e outra de fundamental e médio – o São Geraldo carece de escolas para atender a demanda de alunos com menos de cinco anos. Há apenas duas creches em funcionamento com grande fila de espera, segundo Lourdes Martineli, presidente da associação de moradores.


A Associação de Moradores tem sede própria e representa a população do bairro (Foto: Maria Clara Novais)


Lourdes conta ainda que a sua função é melhorar a qualidade de vida dos moradores e atender as pessoas carentes por meio de projetos sociais. Dentre eles, estão os projetos de capoeira, dança de salão, aulas de zumba e defesa pessoal, todos muito procurados pela população do bairro e arredores. Aos moradores é oferecido um salão, usado para festas e reuniões.
 
Além dos projetos, são realizados eventos para a comunidade. Chás beneficentes, bingos, bailes da terceira idade e, anualmente, as festas do Dia da Criança e do Natal, quando são oferecidos lanches, refrigerantes e brinquedos. Esses encontros já fazem parte da agenda social do São Geraldo. A divulgação é feita por meio de faixas e cartazes fixados pelas ruas.
 
 
A regional presta assistência a 29 bairros da região (Foto: Maria Clara Novais)
 
 
A Secretaria Regional do Parque São Geraldo procura, em conjunto com as outras quatro secretarias administradas pela Secretaria de Administração das Regionais (SEAR) – Bela Vista, Tibiriçá, Jardim Redentor e Vila Falcão – melhorar as condições de vida de seus moradores. O diretor regional, Antônio José Schiavo, afirma que a sua função é observar os problemas enfrentados pelos moradores e notificar as instituições responsáveis. Ele ainda destaca que as principais reclamações são a respeito da condição do asfalto, que são logo atendidas pela Regional, que possui um caminhão para fazer o reparo das vias.
 
 
A Nações Norte é importante na ligação com a avenida Moussa Tobias, a principal via da região
(Foto: Maria Clara Novais)

 
Há mais de quatro anos, no dia 18 de junho, foi inaugurada a avenida Nações Norte. Segundo o secretário regional do bairro, Antônio José Schiavo, a via ajuda bastante no escoamento do trânsito, o que beneficia os moradores da região, embora ainda falte infraestrutura para a abertura de novas ruas.
 
Devido à ausência de construções nas margens da avenida, a segurança se torna um problema. Casos de assalto não são raros no local, muito usado para caminhadas, destaca a presidente da associação de moradores.

A Faculdade Anhanguera foi inaugurada há 11 anos e oferece mais de 30 cursos (Foto: Maria Clara Novais)


No começo da avenida principal do Parque São Geraldo, situa-se a Faculdade Anhanguera, a qual, segundo Schiavo, beneficia a região ao atender os jovens que moram ali. Contudo, existe o outro lado da moeda: a faculdade não desenvolve projetos sociais junto à comunidade. Ao ser questionada sobre o assunto, Lourdes afirma que propostas já foram discutidas e até combinadas em reunião com a associação de moradores, mas nada foi concretizado. Ela sugere parcerias da faculdade com o posto de saúde e na educação infantil complementar, para que as crianças não fiquem na rua no período oposto ao das aulas. Lourdes considera essa sugestão muito plausível, visto que a unidade de ensino oferece cursos nas áreas da Saúde e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário