quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bosque do Parque União é reinaugurado 

Sendo parte do bairro Bela Vista, o parque foi reaberto aos moradores após um longo período de abandono


Amanda de Assis Araújo
Beatriz Berto Milanez
Mariana Carneiro Soares 

Local voltou a funcionar no dia do aniversário do morador que ajudou a recuperá-lo 
(Foto: Mariana Soares)


O Bosque “Eliseu Victor Fornetti” foi inaugurado, inicialmente, em 1993, pelo então prefeito de Bauru Antônio Tidei de Lima. Entretanto, a má conservação e catástrofes naturais, como o elevado volume de chuvas, destruíram o bosque do Parque União. Mas, neste ano, o ponto de encontro foi reinaugurado com sucesso, atendendo à vontade da população local. 

Foi em 1998 que Antonio Carlos Yamashita, morador de longa data do bairro Bela Vista, também vice-presidente do Conselho de Segurança local, resolveu lutar por melhorias no bosque. Yamashita é filho de um dos fundadores do bairro e, por isso, sente grande apreço pelo espaço e sempre se dispõe a ajudar. “Fizemos o projeto do parque e conseguimos arrecadar uma boa quantia na época, aí construímos as calçadas do bosque. Não existe outro bosque igual em Bauru. A mata é nativa, só na parte de cima que plantamos. Eu até entrei com uma ação – e ganhei – para coletar o esgoto que ia para o córrego”, explica satisfeito Yamashita. 

Depois de passar algum tempo sendo lixão e oferecendo perigo aos frequentadores, os moradores fizeram um abaixo-assinado para recuperar o bosque, que logo foi atendido. Após três anos de obras, houve a reinauguração no mesmo dia do aniversário de Antônio Carlos Yamashita, como uma homenagem. O morador conta que as considerações não foram só para ele: “Tivemos a ideia de colocar uma placa com os nomes dos moradores do bairro, porque todo mundo que ficou aqui e fez a sua casinha, continuou por aqui, acreditou no bairro. O lugar era um abismo. Era horrível. E nunca lembravam das pessoas que lutaram por isso aqui. Meu pai foi um dos fundadores daqui, então foi uma homenagem que nós fizemos para todos”. 


Moradores aproveitam as instalações nos momentos de lazer (Foto: Mariana Soares)


Além do mais, o Bela Vista é considerado o quarto bairro mais antigo de Bauru. Foi formado por trabalhadores que estavam construindo a ferrovia Noroeste, por volta da década de 1950. Com o decorrer do tempo, o acesso ao bairro deixou de ser feito somente via ferrovia. No entanto, os moradores ainda enfrentavam problemas com as ruas de terra, por exemplo, em dias de chuva não era possível chegar ao Bela Vista. Com a construção do viaduto Juscelino Kubitschek e da Nações Norte, além do novo viaduto inaugurado em 2015, o acesso foi facilitado e a região, mais valorizada. 

“O Bela Vista é visto como uma mini cidade”, explica a administradora regional do bairro, Vera Lúcia, “tem supermercado, tem farmácia, tem lojas, tem oficinas mecânicas e tem até a TV TEM”. Em questão de segurança, o bairro conta com uma base policial localizada na rua Pinheiro Machado. Por esse e outros motivos, o índice de criminalidade na região é baixo. 


Moradores aguardam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Bela Vista
(Foto: Mariana Soares)


O bairro também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída para substituir o extinto hospital e, segundo Yamashita, “é ótima”. Inúmeras escolas e creches atendem a grande demanda de crianças e adolescentes do Bela Vista. 


Vera Lúcia, administradora regional do bairro, e Antonio Carlos Yamashita, antigo morador e vice-presidente do conselho de segurança local (Foto: Mariana Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário